
Mas há pessoas que colocam um ponto final inesperado mas premeditado em suas próprias vidas.
E justamente nesse momento trágico e doloroso, surgem as religiões colocando um peso a mais na situação, pois muitas acreditam que o autor da própria morte não tem perdão.
Penso que a religião nesse sentido peca. A palavra religião vem do latim "religare" e assume para si a função de reatar os laços do homem com Deus. Ao pregar condenação a alguém que tirou a própria vida, o que ocorre na verdade é um desserviço da religião, promovendo um desligamento das relações interpessoais e divinas.
Ninguém tira a vida por capricho. Sequer chamaria de covarde alguém que faz isso.
A depressão é uma doença extremamente perigosa e traz consigo cargas muito onerosas. Uns se auto-mutilam; outros definham em um quarto escuro e ainda há os que tiram a vida.
Isso é tragédia, não é pecado. Até porque teologicamente encontramos na Bíblia que "o salário pago pelo pecado é a morte". Uma vez morta, a pessoa deixa de ser pecadora porque pagou o salário exigido.
Eu recebi há pouco tempo uma punição religiosa a meu ver severa e num acesso de depressão pedi por três dias que Deus me tirasse a vida, pois não tinha coragem de fazer isso com as próprias mãos. Deus, obviamente, não ouviu meus pedidos.
Ainda bem que enveredei para o lado das palestras e comecei a me motivar, saindo desse lodo que me arremessaram e que me deixei arremessar. Retomei a escrita de meu livro e agora estou bem.
Para concluir, deixo essa dica aos que de antemão condenam os suicidas e retiram-lhes a garantia de salvação: não se preocupem, eles estarão bem, porque Deus cuida (o universo cuida) de quem está necessitando de atenção.
Preocupe-se em não pré-julgar. E preocupe-se se sua fé está deixando de religar você com a Força Maior. E pense na frase do filósofo Francesco Orestano, que disse: "O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte."
Meu Caro PC,
ResponderExcluirQuanta coragem, mesmo que ao contrário, este ato demanda. Enquanto a depressão ainda for vista por olhares de fraqueza, esses fatos aumentarão exponencialmente (como já ocorre).
Parabéns pelo texto, constantemente acompanho.
Concordo, meu amigo. Penso comigo às vezes que a covardia me protege em certos momentos. Obrigado por acompanhar o blog!
ExcluirRealmente, há muita coisa entre o céu é a terra, mas uma só certeza... Deus.
ResponderExcluirE esta certeza é a que mais importa!
ExcluirLindo texto. Deus perdoa e como não perdoar um ato de desespero, talvez de loucura.
ResponderExcluirDeus é muito misericordioso!
ExcluirPerfeito....
ResponderExcluirSó quem teve ou tem depressão sabe como é, eu tive e optei pelo "definhar em um quarto fechado" até enxergar que aos poucos estava me matando a aos que me cercavam tb.
O ser humano é uma máquina de pré julgar sem antes olhar pra si e analisar sua própria existência.
Texto forte e triste ao mesmo tempo, dentro do ocorrido dessa semana.
Parabéns PC seus textos são excelentes
Muito obrigado, Aline, por acompanhar meus textos! Realmente a luta contra a deprê é muito difícil e a gente precisa se envolver.
Excluir