segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O que muda de um ano para outro?

Parece haver na mentalidade popular um certo quê de mistério envolvendo a entrada de um novo ano. Na concepção de uma grande parcela das pessoas, a passagem de ano traz consigo mudanças que vão revolucionar a vida das pessoas. "Pobre ludíbrio de cruéis enganos!", disse Casimiro de Abreu.
Depois de um período de extrema tristeza, como é o compreendido nos meses de novembro e dezembro (começando com Finados e terminando com a triste época natalina) realmente pode dar a impressão de que janeiro traz consigo renovações.
Mas é uma ideia errônea achar que as mudanças estão presas a simplesmente mudança de data. Afinal, quem garante que estamos realmente mudando de ano... se há tantos calendários e marcações temporárias além do gregoriano, atualmente adotado no Ocidente?
No calendário chinês, no ortodoxo, no judaico, as datas não coincidem, os anos mudam em outras épocas.
Mas geralmente preferimos tirar de nossas costas a responsabilidade. Preferimos computar a outros os fardos que deveriam ser assumidos por nós.
A real mudança que faz a diferença acontecer deve ser trabalhada dentro da pessoa e não confiada numa mudança de data. Mas agimos como o gordinho ou o fumante que fala "segunda-feira eu começo um regime ou deixo de fumar" e segunda-feira após segunda-feira está a desculpar-se por falhar em mudar seus hábitos.
John Kennedy disse que "a mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro".
E ficamos num estado contemplativo e ao mesmo tempo inativo, com uma lista imensa de resoluções para o "novo ano" e achando que tudo há de acontecer e mudar sem nossa intervenção.
Assim, não importa o que o calendário nos diz, mas sim o que nós dizemos ao calendário.
E a maior resolução que devemos ter é gritar liberdade dessa dependência em pessoas e objetos para que nossa vida mude. Sejamos os senhores de nossas mudanças, atores das grandes conquistas, não importa se é segunda-feira ou se for ano novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário