quarta-feira, 29 de maio de 2019

Esperando por mim

O título deste meu texto é semelhante à música cantada por Renato Russo.
Ouvi ela hoje e chorei. A beleza da canção pode ser relativa, eu acho linda, mas há quem não goste. O que me machucou mesmo foi a letra.
"Acho que você não percebeu, meu sorriso era sincero. Sou tão cínico às vezes. O tempo todo estou tentando me defender". E a gente busca ter vislumbres de paz ao lado de quem gostaríamos que fosse nosso ponto de segurança. Como é difícil estar vivendo em descompasso com sua natureza. Que complicado é viver como se estivesse vivo, estando-se já morto.
"Hoje à tarde foi um dia bom. Saí pra caminhar com meu pai. Conversamos sobre coisas da vida e tivemos um momento de paz". Queria ter a companhia de meu pai, para poder conversar sobre as coisas da vida. Na verdade, queria ir com ele no lago e ter talvez um momento de paz. Não aproveitei meu pai quando o tinha. Quando a gente é adolescente, é jovem, acha que nosso pai é antiquado e não aproveita. Hoje vejo que meu pai talvez fosse o único igual a mim. Percebo que dele herdei meus dons de escrever, desenhar, tocar violão. 
Não, meu pai não escrevia poemas ou crônicas, ele não desenhava e também não tocava nenhum instrumento. Mas a poesia que está incutida em meu ser não veio de outro lugar senão dele. As formas de expressão não são o mais importante, se a Poesia não existir. E essa veio de meu pai. 
"É de noite que tudo faz sentido, no silêncio não ouço meus gritos". E é dentro de mim, onde o que há é uma eterna noite, que encontro meus sentidos, minhas explicações. Quando estou quieto (e fico muito tempo quieto) é que os pensamentos gritantes se aquietam e eu consigo raciocinar. Consigo classificar meus raciocínios e sentimentos. Consigo, dia após dia, vez após vez, chegar à conclusão de que aqui (neste mundo) não sou feliz. Não importa o prisma, não importa as cores com que pinto, não importa o ângulo ou lado por que olho. Definitivamente, a conclusão é: não é isso.
"E o que disserem meu pai sempre esteve esperando por mim". Eu... ahn... então... Não consigo comentar isso... desculpem...
E me desculpem o desabafo.
Desabafo de quem está se perdendo e percebe que isso não faz a menor diferença. Nem para mim, nem para ninguém. "Estamos vivendo e o que disserem... os nossos dias serão para sempre".


*todas as citações são da música "Esperando Por Mim" - Legião Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário