quinta-feira, 30 de maio de 2019

Se cuida

Todo ano, em toda data comemorativa, sempre tem alguém que fala mais ou menos assim: "dia das mães é todo dia do ano", "dia das crianças é todo dia do ano", "dia da mulher é todo dia do ano"... blá, blá, blá...
Deixemos de lado o fato de que toda vez falam a mesma coisa, o ponto deste texto é outro. Sequer envolve datas comemorativas. Envolve ações e sentimentos.
Gostamos de uma pessoa.
Existe, sim, o momento em que se faz uma grande surpresa, uma grande declaração, um ato grandioso para deixar bem claro o quanto a pessoa é especial para nós e quanto a amamos. Fazemos uma declaração, estampamos em jornal, outdoor, luzes, fogos, barulho, espetáculo!
Mas quando a gente sente, e sente de verdade, os outros dias também devem ser contados. O ano inteiro é propício para aquele sentimento.
E para estes dias há os pequenos gestos, alguns detalhes que lembram a pessoa constantemente que ela é gostada, amada.
Uma mensagem de boa noite, um olhar procurando por ela na multidão, uma breve pausa para um café a dois, um bilhete, uma flor, um vídeo que a gente mostra dizendo que nos fez lembrar dela. Tudo vale.
Mas, particularmente, eu adoro usar a expressão "se cuida". Só digo isso para quem é realmente especial.
É uma expressão interessante e até mesmo triste. Explico.
Digo interessante porque pedimos que a pessoa cuide de si, quando na verdade, o nosso desejo é de nós próprios cuidarmos da pessoa. É paradoxo, mas é quase um pedido de ajuda para que a própria pessoa nos ajude a cuidar dela.
Lembra-me uma frase de um autor desconhecido que diz "Dentre todas as formas que eu conheço pra dizer “eu te amo”, a minha preferida é cuidar de você".
Só que é uma expressão triste, porque remete a uma despedida. Odeio despedidas, odeio mesmo. Ainda que seja por um dia mas, a quem me apeguei, não quero distante.
E cuidar lembra fazer parar de doer, acho lindo isso. Fazer sanar as aflições, os males, as ansiedades. Cuidar é a forma mais sublime de amar uma pessoa. Por isso é que a bem poucos digo "se cuida".
Porque quem ama, cuida. E eu amo intensamente, mas poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário