segunda-feira, 22 de maio de 2017

É preciso ser mais humilde

A gente pode perder tudo o que tem, menos o principal: nossa essência.
Tem uma frase popular que diz, se não me falha a memória, que não importa se temos mestrado, doutorado ou qualquer outro tipo de formação - não valemos nada se não cumprimentamos a pessoa que serve o cafezinho ou que abre a porta para entrarmos no prédio.
Confúcio disse: "A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."
E se pararmos para meditar nisso, realmente seria deveras perigoso desenvolver qualquer virtude ou qualidade se não nos embasarmos na humildade para controlar nossos anseios egoístas.
Ao contrário do que possa parecer, humildade é uma característica dos fortes. Nenhum fraco consegue demonstrar humildade.
Essa característica é justamente o reconhecimento de nossas limitações, sabendo onde chegamos e que ainda não atingimos (e nunca atingiremos) o topo absoluto - sempre haverá espaço para crescimento.
O humilde reconhece ainda, acima de tudo que o outro, independente de quem seja possui alguma qualidade ou característica em que o supera e, por isso, o respeita.
Quem não reconhece suas limitações não tem mais como estabelecer objetivos, porque já acha que está no auge.
Pior que isso: quem não tem humildade é tolo.
O humilde está sempre em franco crescimento, porque reconhece seu tamanho. Contudo, a pessoa sem humildade, para continuar crescendo, precisa diminuir quem está ao seu redor. É uma pessoa ardilosa, sem escrúpulos, prejudicial... e sozinha.
Talvez seja por isso que demorei a começar a buscar maior formação - precisava urgentemente desenvolver em mim uma necessária humildade. E agora estou continuando minha formação: aprendi dois idiomas, estou me graduando em Recursos Humanos, apresento um programa de TV, um de rádio, estou concluindo a escrita de um livro, faço palestras e escrevo um blog que está chegando a 140 mil acessos. E continuo amigo de todo mundo (bom, há exceções, claro). E não preciso de bajulação ou de falsidade para fazer isso.
Mas não é um diploma, uma qualificação, uma história que vai me fazer deixar de cumprimentar as pessoas ao meu redor, independente de quem seja.
A palavra humildade vem de "húmus" (de onde se origina também "humano") e significa terra, o que nos lembra que somos feitos de terra, que vamos para a terra e que o chão nos mantém equiparados, no mesmo nível. Cada um com sua importância.
Portanto, antes de humilhar, ou querer jogar por terra, a auto-estima de alguém, pense em suas limitações, e lembre-se que você as tem.
Seja humilde e continue a crescer.
Como nos lembra o romancista indiano Rabindenath Tagore: "quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."

2 comentários:

  1. Perfeito .... adorei.
    Sempre digo tb, que a humildade esta relacionada ao conhecimento, aquele que se limita a passar conhecimento deixa de ser humilde e principalmente, deixa de aprender.
    Como instrutora aprendi que não crio concorrência contra mim, mas passando conhecimento aprendo com meus alunos tb, cada diploma assinado é uma sensação de dever cumprido. E isso me felicita demais .... muitos me criticam por ensinar oq eu faço, mas um dia não estarei mais aqui e oq sei não pode morrer comigo. Eu penso assim .... sem contar a satisfação de ter meu nome no diploma de um novo profissional. E nunca mesmo, depois de formados, nego ajuda qdo eles tem dificuldades, se preciso vou até onde atendem ajudar. Acho que isso é um ponto de humildade .... me sinto bem sendo assim!
    Parabéns PC seus textos são sensacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por acompanhar meu blog. E obrigado pelo comentário!

      Excluir