segunda-feira, 12 de junho de 2017

Não seja capacho!

Ontem assisti ao filme "Homens de Honra", com as brilhantes atuações de Robert De Niro e Cuba Gooding Jr.
A personagem de Cuba era um marinheiro norteamericano que queria entrar para a elite dos mergulhadores. Por ser negro, ele se viu diante do preconceito e de muitas armações para que ele não se formasse.
Em certo momento, perguntaram para ele o motivo porquê não desistia e a resposta  dele foi: "Porque disseram que eu não conseguiria".
O mundo é um local sujo, onde impera o orgulho e o egoísmo. As pessoas pensam e olham para seus próprios umbigos e não se importam com os outros. Pior: se eles podem fazer algo para atrapalhar o crescimento de outro, eles o farão.
Há inclusive uma frase muito conhecida que diz que "para se conhecer bem uma pessoa, dê poder a ela".
Realmente já me decepcionei com algumas pessoas que, ao receber algum tipo de poder, tornaram-se insuportáveis, arrogantes, senhores feudais (ou senhoras de engenho, porque duas delas eram mulheres).
Pisar em outros é quase que uma constante, inclusive porque as pessoas sem humildade, que acham já estar no topo, só conseguem sentir que estão crescendo quando rebaixam outros.
Por isso, o apelo deste texto. Não se deixe fazer de capacho. Não fomos criados para ser pisados ou pisar. Somos pares, semelhantes e nossa constituição humana visa a equidade.
Já vi pessoas se tornarem chefes e se tornarem arrogantes. Já vi pessoas aproveitarem dos ternos sentimentos de outros para conseguir benesses. Já vi muitas pessoas metamorfosearem-se de boazinhas para inescrupulosas.
Ninguém pode pisar em você, porque você é grande, é um ser criado à imagem e semelhança de Deus, uma pessoa maravilhosa com qualidades que o fazem ser único em todo o universo.
Desenvolva seu potencial, chegue ao máximo de suas capacidades, faça o mundo ser um lugar melhor com suas qualidades, torne-se um agente de transformação.
Ninguém tem o direito de pisar em você, de humilhá-lo, de transformá-lo em um capacho. Diga não às pessoas que pensam ter poder em cima de você.
O ator Crispim Júnior escreveu: "Melhor caminhar sobre sua terra, que pisar na grama dos outros."
Cresça sempre, cresça muito e mantenha a humildade. E nunca deixe alguém dizer ou fazê-lo entender que você é menor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário