sábado, 10 de junho de 2017

Sou apenas instrumento. A realização é de Deus

Não é minha intenção fazer um texto religioso com o objetivo de difundir alguma religião. É, no entanto, um texto teológico e vou procurar me dirigir para o lado da Força Superior que cada pessoa crê. Para facilitar a comunicação, vou chamar de Deus.
O fato é que faz alguns meses que venho reparando em minha relação com meu Deus. Desde criança tive um relacionamento com ele, mas somente há pouco tempo que tenho tomado tempo para realmente ponderar em como nos relacionamos. Comecei a entender melhor o que Pitágores quis dizer com a frase: "A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."
Sempre, em minhas orações, conforme fui orientado em catecismos e de outras maneiras, eu pedia a Deus que me desse força e coragem para atingir meus objetivos. Mas sempre falhei.
E achava que isso seria imputado a minha falta de fé.
Pedia também em minhas orações que Deus me desse sabedoria para agir em minha vida para resolver problemas e atingir minhas metas. E por diversas vezes falhei.
Foi então que eu finalmente percebi um detalhe. Sou imperfeito e, por isso, por mais sabedoria, força, coragem ou outra qualidade que eu possa ter, ainda assim vou ser falho e VOU falhar.
A partir deste pensamento (que é meu) resolvi pedir a Deus de forma diferente: pedi que ELE resolvesse meus impasses, que ELE me auxiliasse a alcançar os meus alvos e objetivos. E foi então que tudo o que pedi se realizou. Tudo mesmo, até as coisas mais improváveis e das formas mais incompreensíveis.
Notei que eu sou apenas um equipamento, um instrumento. Se Deus precisa que eu faça algo, eu faço, se ele não precisar, eu fico apenas ali, na expectativa. Sou uma ferramente que pode ser usada, ou não.
Foi justamente quando deixei apenas a perfeição de Deus agir e afastei minha imperfeição, não a deixando atrapalhar, que as coisas que eu precisa e pedia deram todas certo.
É um fato comprovado, e é minha maneira de pensar. A energia infinita que permeia o universo atua por si só, e nós apenas atrapalhamos quando achamos que nós devemos agir. Deus é completo e nunca dependerá de nós para realizar algo.
Nosso papel é ter fé. Isso que precisamos em princípio. E disposição quando necessária alguma ação de nossa parte (se for preciso).
Deus não é nosso escravo mas, sei lá, parece fazer parte do incomparável amor d'Ele por nós fazer-nos felizes ouvindo nossas orações.
E só não dá certo quando a gente põe a mão e atrapalha. Como uma criança que fica atrapalhando o pai que está consertando um brinquedo.
Mahatma Gandhi estava certo quando disse: "Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é."
Deixe que Deus seja. E Ele passará a ser cada vez mais real para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário