sábado, 17 de junho de 2017

Burro, mas de que tipo?

Sim, concordo que é uma tremenda injustiça para com o animal usar o termo "burro" para se referir a uma pessoa sem inteligência, estúpida, estulta. O burro (animal) tão somente é teimoso, mas é muito inteligente. Usei o termo apenas para chamar atenção no título e não utilizarei no decorrer deste texto, exceto na citação concludente.
O fato é que a falta de inteligência e de conhecimento pode ser encontrada em diferentes segmentos, assim como há diversos tipos de inteligência.
A mais comum, claro, é a falta de inteligência na área de conhecimento. Óbvio que ninguém consegue atingir a plenitude da sabedoria, sempre será ignorante em alguns assuntos. Uma pessoa pode dominar a Engenharia e desconhecer o hóquei no gelo. Pode ser expert em Biomedicina e não saber patavinas de Filosofia. Pode saber tudo o que se passa na vida do vizinho e desconhecer o que a esposa está passando.
Mas esta é a primeira falta de inteligência: não se importar em adquirir conhecimento, estacionar no tempo e não ler, não conversar, não obter informações. A pessoa estacionada, sem obter conhecimento, demonstra falta de inteligência.
Também podemos citar a deficiência de inteligência espiritual. Isso explica os fundamentalistas, os extremistas, os fanáticos religiosos em suas mais diversas categorias e níveis.
À pessoa que falta inteligência espiritual, todo dogma vira uma verdade irrefutável. Todo sacrifício parece martírio e heroísmo. Ela acredita cegamente em tudo o que se ensina. Uma pessoa sem essa inteligência pode ser desde o homem-bomba quanto a carola que acha que a salvação é somente dela e de quem faz o que ela acredita ser certo. Acreditar ter o monopólio da salvação também é indício incontestável desta falta de inteligência espiritual.
Temos ainda a falta de inteligência emocional. O que a caracteriza é o total desconhecimento de uma pessoa sobre seus sentimentos, o que a leva a um sofrimento voluntário. A pessoa desconsidera seus gostos, coloca os outros acima de seus desejos e anseios. Despreza-se, oprime-se. Tem todo o potencial para ser o melhor, mas mantém-se fraco e pequeno por causa de outros.
A desinteligência emocional também pode ser vista no outro extremo, quando uma pessoa desconsidera o sentimento de outrem.
Cito ainda a falta de inteligência social. A pessoa pode ser um sociopata, que se caracteriza por ser mentiroso, manipulador, egocêntrico, impulsivo. O idiota social pode ser extremamente inteligente em outras áreas, mas coloca seus anseios e prazeres acima dos outros. Parece ser encantador para conquistar a pessoa e, ao mesmo tempo que diz amar, despreza a pessoa apenas porque esta não mais lhe serve. Acham que sempre têm razão e que tudo o que se fala é sobre eles. Agem por impulso, ofendem pessoas, abandonam relacionamentos e sociedades sem pensar. Talvez seja o pior tipo de falta de inteligência.
De qualquer modo, seja qual for a falta de inteligência de uma pessoa, vale o registro do que escreveu o grande Quintana: "A ironia atinge apenas a inteligência. Inútil desperdiçá-la com os que estão longe do seu alcance. Contra estes ainda não se conseguiu inventar nenhuma arma. A burrice é invencível."

Um comentário:

  1. Pois é PC, as questões relativas à inteligência e à burrice são sempre um tema polêmico e ficam restritas as áreas de interesse. Mas deixando a polêmica de lado e partindo para as burrices sentimentais, arapuca capaz de aprisionar inteligentes e asnos, sempre que chegam nesse ponto de ser considerado como uma burrice é porque a inteligência agiu em tempo de fazer com que a gente defina se quer ou não continuar sendo "burro", por mais dolorido que seja colocar a razão em prática.

    ResponderExcluir