segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Fuja dos vampiros

A princípio, parece ser conto da carochinha. A história de existir pessoas que sugam a energia de outras pessoas pode parecer inverossímil. Mas depois que a gente sofre um ataque desses vampiros de energia, passa a notar que não é coisa do além, mas psicologicamente plausível.
Todos nós temos uma carga de positividade, de energia que nos anima a realizar coisas, serviços, cumprir compromissos, levantar-se de manhã e desincumbir-se de tarefas.
E todos também temos amigos.
Mas há pessoas, e podem estar disfarçadas dentre nossos amigos, que possuem uma necessidade maior de energia. Como um automóvel com o motor fora de ponto, necessitando de uma quantidade maior de combustível, consumindo mais e mais, com um rendimento menor.
E por não conseguirem encontrar em si mesmas tal energia, buscam em quem estiver por perto.
Sabe aquela pessoa que é um poço de negatividade? Cuidado com ela.
A gente fala "bom dia"! E a resposta é "ah... bem que poderia ser bom".
Uma pessoa que lhe expõe um problema, você tenta ajudar, mas ela não toma nenhuma atitude, não ouve seu conselho e no dia seguinte repete-lhe o mesmo problema, com as mesmas palavras, dia após dia.
Uma pessoa que o elogia, na tentativa de aumentar sua energia para que ela possa sugá-la. Pois sempre depois de um eloquente elogio, vem uma enxurrada de problemas.
A pessoa que o carrega para resolver suas questões, que vive chorando, que nunca parece estar bem, mas que sempre exige de você um conselho, uma palavra de conforto.
Uma pessoa que tem variáveis de humor. Agora está normal, para em minutos se tornar mal educada. E depois ficar normal novamente.
Cuidado! Se cair nas garras de uma pessoa assim, sua energia vai baixar a ponto de causar-lhe depressão.
E quando não tiver mais forças para ajudar a pessoa (porque você agora não consegue sequer ajudar a si mesmo) ela ainda fala: "eu contava com você, mas vejo que não quer mais saber de mim. Vida que segue". Para incutir-lhe por fim um sentimento de culpa.
Essa história é de vida real. Fuja de pessoas assim. Quem deve cuidar delas é um profissional psicólogo ou psiquiatra. E não você.
Sou mais como disse o poeta/cantor Humberto Gessinger: "Não viro vampiro, prefiro sangrar, me obrigue a morrer, mas não me peça pra matar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário