quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Eu não pedi pra nascer

É de uma canção de Lulu Santos a frase: "eu não pedi pra nascer. Eu não nasci pra perder".
Uma frase motivacional, sem dúvida.
Mas a triste realidade é que a primeira parte da frase é frequentemente utilizada por jovens que, durante um período de rebeldia, enfrentam os pais e insistem em ressaltar que a escolha pelo seu nascimento foi dos genitores e que, por isso, devem aguentá-los.
Pior ainda é que há pessoas em estado agravado de depressão que justificam tirar a vida por que não foi escolha deles estar vivos.
Na realidade, tenho um pensamento diferente disso. A vida não nos pertence plenamente, justamente porque não pedimos para nascer. Portanto, assim como viver não dependeu de nossa escolha, deixar de viver também deve não depender de nossa escolha.
A vida nos foi emprestada. De alguma forma estamos aqui (eu pessoalmente acredito que criados).
Cabe a nós cuidar desse empréstimo que para alguns é um dom, para outros é um fardo, para aqueles um carma, ainda para outros uma dádiva.
Seja o que for, não nos pertence plenamente. Está em consignação. Devemos então cuidar.
Não pedi pra nascer, também não tenho o direito de insistir em morrer.
Já que é assim... vamos procurar o lado bom, a beleza da vida.
Como disse Charles Chaplin:
"A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário