segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Paixonite, amor e a churrasqueira

Ligo o rádio e ouço Renato Russo cantando:
"se a paixão fosse realmente um bálsamo, o mundo não pareceria tão equivocado. Te dou carinho, respeito e um afago, mas entenda, eu não estou apaixonado".
Essa canção, chamada "Longe do Meu Lado", mostra uma realidade frequente entre jovens e menos frequente mas ainda assim presente entre adultos: a paixonite.
Infelizmente, temos a tendência de achar que paixão e amor são irmãos gêmeos (e podem até ser, posto que os gêmeos são tão diferentes!).
Mas a paixão tem seu foco em intensidade enquanto o amor enfoca a durabilidade.
Eu costumava ilustrar mais ou menos assim: ao acender uma churrasqueira, embebemos os carvões em álcool e jogamos o fósforo aceso. A labareda que se levanta é colossal. Enquanto há álcool, as chamas continuam viçosas, enormes.
Contudo, a churrasqueira ainda não está pronta. E colocar carne ou pãozinho de alho numa churrasqueira cheia de chamas seria desperdiçar comida, pois iria queimar.
Mas quando o carvão se torna brasa... ah... aí a churrasqueira está pronta. Pois o calor vai durar até que se consuma todo o carvão.
A paixão é um fogo que nos chama a atenção, que é necessária mas que consome de tal forma as coisas que se colocarmos nossa vida nela, iremos nos queimar. A pessoa apaixonada abandona emprego, faz loucuras, comete gastos, rompe laços, por conta de um sentimento forte e avassalador, mas que tem curto período de existência (somente enquanto o encanto o mantiver aceso).
Passado isso, se não se formarem brasas no peito, se não houver o amor, a pessoa vai sofrer: remorso, culpa, arrependimento, vergonha. Por ter tomado atitudes que antes, em sã consciência, não teria tomado.
E o amor é eterno, é brasa que consome inteiro.
Portanto, cuidado ao tomar decisões movidas a paixão. Somente o amor é eterno. A paixão é fugaz.
Por isso, Camões nos deixa seu sermão:
"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer."



Nenhum comentário:

Postar um comentário