Prospecto
A sociedade está passando por uma drástica mudança.
O machismo começa a perder forças e a ideia de que relação entre homem/razão e mulher/emoção vem se tornando ultrapassada.
Os tempos de puro racionalismo já estão obsoletos e torna-se urgente a busca pelo equilíbrio entre razão e emoção.
Para que seja feita a inserção de sentimentos dentro do raciocínio lógico e da vivência racional surge a Poesia como agente fundamental para a conquista do equilíbrio.
A palestra “Razão e Emoção: a Poesia promovendo o Equilíbrio da Vida” aponta para meios de se viver olhando com a razão e guiando-se pela emoção.
Ela desperta para a necessidade de se manter a razão, uma vez que esta nos serve de proteção, mas de se inserir a emoção, que é fundamental para a nossa preservação.
* uma empresa puramente racional entende que substituir sua mão-de-obra por maquinário irá reduzir em muito os custos. Bastam poucos operários para a manutenção e a produtividade irá aumentar. Já uma empresa emocional atenta-se para o fato de que há famílias envolvidas, há seres humanos buscando sustento. Talvez uma pequena perda em produtividade seja justificada pela manutenção do caráter humano dos funcionários.
* um professor racional cobre conteúdo e exige resultados, deixando de lado os aspectos familiar e social que influenciam a vida do aluno. Do ponto de vista emocional, o aprendizado prepara o aluno para enfrentar os obstáculos inerentes de seu dia a dia.
* um aluno pratica bullying pois racionalmente esta atitude garante sua superioridade e o promove como pessoa, garantindo seu status. Com um olhar emocional, é possível descobrir que ele se promove muito mais quando passa a proteger e ajudar os colegas com dificuldades físicas ou intelectuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário