sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Faça por merecer

"Faça por merecer", disse o Capitão interpretado por Tom Hanks ao soldado Ryan, no filme "O Resgate do Soldado Ryan".
Como fazemos por merecer? Estarmos vivos é uma sucessão de benfeitorias e de atos de amor para com nossa pessoa, como compensar e merecer isso?
Será que uma foto em preto e branco minha no facebook me ajuda a fazer por merecer?
Será que ser uma boa pessoa, ajudar os outros, fazer obras de caridade, credenciam-me a ser merecedor?
Será que não fazer o mal é fazer por merecer?
O mundo será mundo, sempre será, independente do que eu venha a fazer ou deixar de fazer.
Tem a história do beija-flor, que era o único carregando água em seu biquinho para apagar um monstruoso incêndio na floresta. "Estou fazendo minha parte", disse ele ao elefante.
Mas enfim, sabem o final da história? Talvez o beija-flor tenha morrido queimado e a floresta consumida inteira.
Quem tinha que apagar o fogo era o elefante, o hipopótamo, os bombeiros.
Pareço cáustico em meu texto hoje, mas deixe-me concluir:
Cada um tem um dom, cada pessoa faz maravilhosa e incomparavelmente bem uma determinada tarefa.
Descubra a sua. Não seja um médico frustrado se pode ser um cantor feliz, mas também não seja um ator de segunda categoria se poderia ser um engenheiro dos bons.
Descubra seu dom. E faça-o.
Cada pessoa que faz o seu melhor naquilo que tem o dom de fazer, está fazendo por merecer.
É de Beto Guedes e Ronaldo Bastos a letra da música "Amor de Índio" que, na voz de Milton Nascimento soa assim: "Abelha fazendo mel vale o tempo que não voou".


Nenhum comentário:

Postar um comentário