segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Milena me ensinou

Hoje eu estive na casa de meu amigo Ricardo Brigagão tomando um Nespresso (um é modo de dizer...foram três!!!) e aproveitei para visitar a princesinha Milena.
Ela estava lá, toda lindinha, delicada como um botão de rosa. Mas soube que deu trabalho para dormir nas noites anteriores.
Foi então que a Karen colocou a Milena no carrinho para dormir e avisou ao marido: nada de acostumar a bebê a dormir no colo, senão ele teria que embalar a pequena no colo daqui para a frente.
E eu, que presenciei a cena, aprendi uma lição com a Milena: todos nós estamos em um eterno aprendizado e cada um, por maior ou melhor que seja, sempre precisa aprender alguma coisa.
A Milena estava aprendendo a dormir sem ser chacoalhada no colo.
O Ricardo estava aprendendo a deixar a filhinha dormir sozinha, resistindo à tentação de pegá-la no colo para fazê-la dormir.
E eu estava aprendendo que o universo nos ensina em todos os momentos.
Tudo é aprendizado e, assim como no caso das oportunidades, temos de estar atentos para recolher as informações e aplicá-las em nossas vidas, para sermos pessoas melhores.
Desde que acordamos, estamos sendo ensinados e deixamos escapar a chance de aprender, umas vezes por preguiça, outras vezes por distração.
As grandes lições podem estar nas pequenas coisas.
Um bom dia que recebemos de alguém pode nos ensinar o que é simpatia.
Um café que tomamos com um amigo pode nos dar uma valiosa lição de hospitalidade.
Uma conversa com alguém pode nos dar a oportunidade de encarar um assunto de outro ângulo.
Por isso, vamos ficar atentos e sempre aprender mais.
Ah, e não vamos reter conhecimento: aquilo que aprendemos, devemos passar para a frente.
E encerro a consideração de hoje com a maravilhosa e poética frase de Leonardo da Vinci: "Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe".


Nenhum comentário:

Postar um comentário