segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Democracia obrigada

Já dizia Nelson Rodrigues que "toda unanimidade é burra". Concordo com ele, pois o complemento da frase é "quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".
Vivemos em um Estado de Direito em que enchemos a boca quando dizemos que estamos sob um manto de democracia.
Mas eu sinceramente questiono uma democracia obrigatória como a que vivemos em nosso país.
Vamos comparar: remédios gratuitos é um direito do povo. Pelo que vejo, não é preciso obrigar ninguém a ir correndo no posto para pegar (e brigar) pelo direito de receber até o remédio para dor de cabeça que custa centavos na farmácia. Ninguém se abstém de pegar, ninguém anula o direito ou deixa passar em branco a receita.
Dizem que votar é um direito conquistado a duras penas. Mas o que vejo é um povo apático, que se não fosse obrigado a votar preferia ficar em casa fazendo churrasco. Como é obrigado, ele vota em qualquer um com quem simpatizar ou lhe oferecer benesses.
No caso do direito ao remédio, a pessoa entende que o futuro de sua saúde está em jogo. No caso do voto, a pessoa não vê futuro nenhum, apenas vai lá e se acha um a mais para apertar os botões e cumprir com uma obrigação.
Não acredito em uma democracia obrigada.
Acredito... melhor dizer SONHO em que a Educação do país seja capaz de formar pessoas conscientes. leitores que entendam textos, pensadores, artistas, poetas, pessoas capazes de pensar e sentir, equilibrando a razão e emoção.
Não acredito numa democracia em que crianças fogem da escola, em que professores entregam atestados para escapar de uma classe onde impera o caos. Não dá para crer em uma democracia que maquia o "agir igual" travestindo-o em "direito de escolha".
Essa unanimidade burra não pode nunca ser democracia. Queria um país de pessoas, não de robôs.
Lei de Gerson, busca por interesses, tudo pode ser usado para atingir objetivos.
E vou silenciar agora, deixando ecoar a frase de Mahatma Gandhi: "Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário